ENHANCED EXPERIENCE

Olá! Seja Bem-vindo!

ENHANCED EXPERIENCE

Champagne Vilmart


16/08/2024


A Montagne de Reims, juntamente com Côte des Blancs, Vallée de la Marne e Côte des Bar, é uma das quatro principais áreas de Champagne. Com cerca de 8 mil hectares de vinhedos, tem nas uvas tintas Pinot Noir e Meunier suas castas predominantes. Juntas, elas respondem por cerca de 75% da área plantada. Porém, mesmo dentro desta área onde a Chardonnay desempenha um papel secundário, há produtores que apostam nesta variedade. Entre eles, um dos destaques é a Champagne Vilmart.

O objetivo? Garantir a elaboração de Champagnes de muita finesse e tensão, mas sem renunciar à estrutura e complexidade. Atualmente a Champagne Vilmart elabora oito espumantes diferentes, em cinco das quais a Chardonnay, que responde por cerca de 70% de seus vinhedos, é majoritária ou a única variedade usada. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre este produtor diferenciado.


História e vinhedos


Criada em 1890 por Désiré Vilmart, em Rilly-la-Montagne, um vilarejo Premier Cru na Montage de Reims, este produtor já chega à sua sexta geração. Desde 1989 a gestão fica a cargo de Laurent Champs, responsável também pela vinificação. Nos três últimos anos, porém, conta com a ajuda de seu filho, Thomas Champs. Foi o pai de Laurent, René, que introduziu dois importantes diferenciais: uso de princípios orgânicos nos vinhedos e fim do uso da fermentação maloláctica na elaboração dos vinhos base. São dois fatores que ajudaram a definir a personalidade dos Champagnes deste produtor.

No total, são cerca de 11 hectares de vinhedos, a maioria localizada a até 800 metros da sede, grande parte dos quais em Rilly-la-Montagne, além de pequenas parcelas na vizinha Villers-Allerand. Os vinhedos, com alta proporção de vinhas velhas, contam com certificação HVE (Haute Valeur Environnemental) e VDC (Viticultura Durável em Champanhe).


Vinificação


Além da qualidade dos vinhedos, outro importante diferencial da Champagne Vilmart está nas técnicas de vinificação utilizadas. Todos os vinhos base têm fermentação (usando leveduras adicionadas) e envelhecimento em carvalho. São foudres para os espumantes sem safra e barricas para suas Champagnes safradas. Todas os vinhos passam cerca de 10 meses em carvalho, geralmente até julho do ano seguinte à colheita.

Outra particularidade é que os vinhos não passam por fermentação maloláctica, com o objetivo de preservar o frescor a delicadeza. Este é um diferencial importante também para garantir o equilíbrio e alta acidez dos vinhos, inserido em um contexto de vinhedos de face sul e de vinhos que passam por envelhecimento mais prolongado, a fim de desenvolver complexidade e riqueza aromática.


Champagnes não safrados


Com uma produção de cerca de 130 mil garrafas ao ano, a Champagne Vilmart produz anualmente sete diferentes Champagnes. Há também um espumante de sobremesa chamado Ratafia Chardonnay, elaborado com fermentação interrompida por adição de aguardente de Champagne.

Seu Champagne de entrada é o Grande Réserve. Ele conta com cerca de 70% de Pinot Noir e 30% Chardonnay, é mais frutado e uma ótima alternativa para aperitivo, com dosage de 8 gramas por litro. O Cuvée Rubis, por sua vez, aparece como contrapartida do Grande Réserve, porém em rosé. É um blend de 90% Pinot Noir (incluindo 15% de vinho tinto) e 10% Chardonnay classificado Premier Cru

Já o Grand Cellier conta com cerca de 70% de Chardonnay e 30% de Pinot Noir, um Champagne bem mineral e com mais salinidade, com 7 gr/l de dosage. É mais adequado para harmonizações com peixes ou frutos do mar.

Champagnes safrados


Também com 7 gr/l de dosage, o Grand Cellier d’Or é um blend de 80% Chardonnay e 20% Pinot Noir. Tem alta proporção de vinhas velhas e até 42 meses com suas lias, o que garante mais estrutura. Já o Emotion é o seu rosé mais exclusivo, com 60% Chardonnay e 40% Pinot Noir, passando cinco anos sur lattes e mais dois anos em garrafa após dégorgement.

O Coeur de Cuvée tem origem em vinhas velhas de 60 anos. Incluiu somente o melhor sumo das uvas, descartando a parte inicial e final da prensagem, com maior concentração. São 70 meses sur lattes, um Champagne profundo e complexo, com um mínimo de seis a sete anos após o lançamento para atingir o seu pico.

Por fim, o Blanc de Blancs conta com uvas do mesmo vinhedo do anterior. Na vinificação, carvalho novo na fermentação e 84 meses com as lias, mais dois ou três anos em garrafas depois do dégorgement. Geralmente lançado 11 anos após a safra e dosage de apenas 4 gr/l, é o vinho mais exclusivo da Champagne Vilmart, com produção anual inferior a 3.000 garrafas.


Conheça os rótulos disponíveis na Tanyno: https://loja.tanyno.com/produto/listar/vilmartecie 




Fale conosco pelo WhatsApp