20/08/2024
La Parcelle é uma vinícola que foge das tradições seculares da região de Champagne. A empresa foi constituída em 2012, por Julien Bournazel e Stéphanie Chevreux, um casal sem raízes na viticultura, mas com vasta experiência prática no manejo de vinhedos.
La Parcelle nasceu como um projeto focado no terroir, guiado pela filosofia de respeito e proteção à natureza. Todo o trabalho é feito à mão, desde o vinhedo até a adega, acompanhado de perto pelo casal. Os champagnes são elaborados em pequenas quantidades, cerca de 3 mil garrafas ao ano, com uvas oriundas de parcelas específicas de vinhas com cultivo orgânico e biodinâmico.
La Parcelle está inserida na AOC Champagne, no nordeste da França. Região com maior prestígio mundial para a produção de espumantes. A área apresenta um terroir único, caracterizado por solos calcários e clima fresco com vinhas plantadas maioritariamente em encostas, que oferecem ótima exposição solar e melhor escoamento da água da chuva.
A denominação de origem de Champagne foi delimitada por uma lei em 1927 e inclui 319 comunas, também chamadas “crus”. A AOC Champagne autoriza o cultivo e utilização de sete castas de uvas: as tintas, Pinot Noir, Meunier, e as brancas Chardonnay, Pinot Blanc, Arbanne, Pinot Gris e Pinot Meslier.
A Pinot Noir, Chardonnay e a Meunier ganharam destaque por se mostrarem superiores a todas as outras e apresentarem excelente equilíbrio entre açúcar e acidez. A produção de La Parcelle é focada especialmente na Meunier, uma uva que gera espumantes suaves, frutados e com boa acidez.
História
La Parcelle foi fundada em 2012, em Connigis, por um casal sem origens viticultoras, mas com grande conexão entre si e com a terra natal. Julien Bournazel e Stéphanie Chevreux nasceram no mesmo dia e ano, 4 de julho de 1973, e são amigos desde os 12 anos de idade. As escolhas da juventude os levaram por caminhos diferentes, mas o destino tinha outros planos.
Aos 20 anos, Julien e Stéphanie se reencontraram, casaram e tiveram seu primeiro filho. Para se sustentarem, encontraram emprego no campo, trabalhando nos vinhedos da região de Connigis e aprendendo de forma autodidata a arte do cultivo das vinhas.
O trabalho no campo rendeu a oportunidade de adquirir uma parcela de terra em Barzy-sur- Marne, em 2012. Um terreno de 0,4 hectare, com inclinação de 45% voltada para o sul, composto por seleção Massale das variedades Meunier e Chardonnay, marcou o início da Champagne La Parcelle.
Vinhedos e cultivo
Os vinhedos de La Parcelle estão localizados em Barzy-sur-Marne, com vista para o Vale do Marne, e em Connigis, no Vale du Surmelin. As vinhas estão em encostas que se beneficiam da incidência de luz solar, ideal para a maturação das uvas. Em Connigis, o vinhedo de 0,3 hectare é totalmente dedicado a Meunier, parte plantada na década de 1980 e parte plantada em 2012. Em Barzy-sur-Marne, são 0,4 hectare divididos em Meunier e Chardonnay.
Os solos são compostos por calcário e argila, uma mistura que dá aos vinhos caráter frutado, enquanto mantém a mineralidade necessária para um bom Champagne. Os vinhedos estão passando por reconversão, as raízes mais antigas serão usadas para enxertia de novas cepas.
As vinhas são tratadas com infusões de ervas como cavalinha, camomila e confrei, minimizando o uso de produtos químicos. A biodiversidade é promovida nas vinhas, que abrigam árvores frutíferas, roseiras, lavandas e hortaliças, além de um rebanho de 15 cabras, cuja compostagem natural enriquece o solo das vinhas.
Desde o início da empresa, em 2012, todas as parcelas de vinha são geridas em agricultura orgânica e biodinâmica e todo o processo é manual, desde a colheita até a rotulagem. Decisão simples de ser tomada por Stéphanie Chevreux e Julien Bournazel, que possuem mais de 25 anos de experiência no cultivo manual de vinhedos em Champagne.
A vivência na terra deu ao casal a expertise para identificar as melhores práticas para se obter uvas saudáveis e de alta qualidade. Stéphanie e Julien são proprietários da Vit Manu, uma empresa de serviços de vinificação manual que acompanha durante todo o ano cerca de 100 hectares de vinhedos para grandes maisons de Champagne.
Stéphanie e Julien participam ativamente de todo o processo de produção dos vinhos La Parcelle, que inclui o manejo do vinhedo e a vinificação. O controle rigoroso garante vinhos com qualidade e fiéis a tipicidade.
Vinificação
Todas as uvas utilizadas na casa são colhidas à mão, ainda nas primeiras horas da manhã, para preservar o frescor. Apenas os melhores cachos são escolhidos para fazer parte da produção. Na adega, as frutas são submetidas a uma leve prensagem, seguida de fermentação espontânea com leveduras indígenas em barris de carvalho. A fermentação malolática não é induzida, mas se for natural não é evitada.
O vinho base é armazenado em barris antigos e permanecem ao menos oito meses em estágio sobre as borras, com batonnage regular realizada durante os meses de inverno, de acordo com o calendário lunar. Os vinhos não são chaptalizados, nunca são trafegados, filtrados ou clarificados, e os níveis de SO2 são mantidos extraordinariamente baixos (entre 12-37 mg/L) e adicionados pouco antes do engarrafamento, para estabilizar o vinho.
Para a tomada de espuma, o vinho base é engarrafado manualmente e é utilizado açúcar de cana orgânico. Os champagnes La Parcelle permanecem ao menos 18 meses em garrafa na cave da vinícola antes do degorgement. Processos que dão aos vinhos mais complexidade, corpo e equilibram a acidez naturalmente alta.
Vinhos
Os champagnes La Parcelle
são a tradução fiel da filosofia rigorosa da empresa, em que cada
etapa do processo de cultivo e vinificação é cuidadosamente
planejada para influenciar diretamente na qualidade e características
dos vinhos.
A prática biodinâmica adotada promove a saúde do solo e das uvas e ajuda a sincronizar o crescimento natural das plantas, resultando em uma produção mais harmoniosa, equilibrada e sadia. A vinificação respeita as uvas para preservar o trabalho realizado nos vinhedos. A fermentação espontânea com leveduras nativas, sem a adição de aditivos enológicos, assegura que as castas se expressem de maneira natural. Todos esses cuidados se traduzem em vinhos fiéis à região de cultivo, com sabores puros e vibrantes e maior complexidade.
De modo geral, os champagnes da La Parcelle apresentam aromas complexos e profundos, desenvolvendo-se em camadas que incluem notas de flores, frutas cítricas amarelas, ervas selvagens, brioche tostado e marmelada. O paladar é marcante, com textura cremosa, perlage intensa, acidez elevada e mineralidade bem presente, conduzindo a um final fresco e saboroso.
Seja bem vindo(a):
Você tem mais de 18 anos?
Ao acessar este site, você confirma estar de acordo com a nossa Política de Privacidade.