ENHANCED EXPERIENCE

Olá! Seja Bem-vindo!

ENHANCED EXPERIENCE

Rivetto


27/08/2024


Na renomada região de Barolo, no Piemonte, a Azienda Rivetto destaca-se por seu protocolo de cultivo dos vinhedos: é a única com certificação biodinâmica. Alcançar essa classificação em uma zona tão conservadora é quase um ato de ousadia. Característica que Enrico Rivetto, quarta geração da família e que atualmente lidera a empresa, tem de sobra.

Com a filosofia de que ser biodinâmico é uma forma de desenvolver um sistema agrícola autossustentável, Enrico tomou a corajosa decisão de converter 1,2 hectare de videiras em áreas para pastagem e culturas secundárias. Essa adaptação levou dez anos, incluindo a conversão dos vinhedos e a implementação de novos processos, culminando na obtenção da mais importante certificação biodinâmica do mundo, a Demeter.

Em um contexto onde nenhum produtor está disposto a sacrificar áreas de videiras em Barolo, por ser uma zona com o valor da terra extremamente elevado (com um hectare custando mais de 1,2 milhão de euros), a decisão de Rivetto em priorizar a sustentabilidade e a autenticidade, mesmo que isso signifique diminuir a área destinada à produção de uva, é algo notável.

A região demarcada de Barolo é relativamente pequena, com 1700 hectares, e está fragmentada em 11 comunas, Cherasco, Verduno, Roddi, La Morra, Grinzane Cavour, Castiglione Falletto, Diano d’Alba, Barolo, Novello, Serralunga d’Alba e Monforte d’Alba.

De acordo com a disciplinar de 1980, para que um vinho seja classificado como Barolo DOCG, ele deve ser elaborado 100% com a casta Nebbiolo, cultivada segundo métodos tradicionais, como a poda Guyot e formação em espaldeira. A especificação exige um período mínimo de envelhecimento de 38 meses para a versão básica, dos quais pelo menos 18 meses devem ser em madeira. Já para a versão Riserva, o período mínimo de envelhecimento é de 62 meses, incluindo 18 meses em madeira.

As videiras de Nebbiolo estão localizadas em uma área geográfica protegida de 360°, abrangendo do Norte ao Oeste e Sul, junto à cordilheira alpina. Essa barreira natural cria um microclima ideal para o cultivo da variedade. O solo da região é predominantemente calcário-argiloso, com algumas parcelas contendo margas e areia, características que conferem diferentes estruturas e complexidade aromática à casta.


História


A Rivetto nasceu em 1902 no centro de Alba, no Piemonte, com uma família produtora de uvas. Em 1930, a família Rivetto adquiriu uma propriedade na colina de Lirano entre Sinio e Serralunga d'Alba, e iniciou a produção dos próprios vinhos. Em 1999, Enrico Rivetto, quarta geração da família, ao finalizar o curso de enologia, se juntou ao avô na empresa e aos poucos foi introduzindo novas ideias e visões que iriam moldar o conceito da Rivetto.


Vinhedos e cultivo


Rivetto está situada no Langhe, ao norte da Itália, em uma propriedade com 34 hectares de terra, sendo 14 de vinhas e 20 dedicados a outras culturas. São cultivadas as variedades Dolcetto, Barbera, Nebbiolo e Nascetta. A região está cerca de 400 metros acima do nível do mar, rodeada por grandes áreas florestais, que atenuam as temperaturas e conferem boa ventilação, atribuindo aos vinhos aromas intensos e frescura natural.

O clima continental com influências alpinas proporciona verões quentes e secos, seguidos por invernos frios e nevoeiros outonais, criando condições perfeitas para o amadurecimento das uvas. Os solos são ricos em argila e calcário, características que imprimem finesse e elegância aos vinhos.

As vinhas são plantadas intercaladas com árvores altas, que ajudam a combater a erosão e o escoamento, além de criar um corredor ecológico para animais de diferentes espécies que contribuem com o ecossistema dos vinhedos.

A empresa segue protocolos orgânicos e biodinâmicos e é a única em Barolo a deter a certificação internacional Demeter. Toda a superfície de terra é fertilizada com composto próprio, obtido a partir de estrume de vaca, resíduos de adega e produtos residuais do processamento de hortas e campos, fermentado durante dois anos. A família possui três burros que passeiam livremente entre vinhas, ajudando a regular o crescimento das ervas silvestres e empurrando as sementes profundamente no solo.

A conversão para a cultura orgânica iniciou em 2009 e a primeira certificação foi conseguida em 2016. Pouco a pouco, Enrico foi adicionando elementos de práticas biodinâmicas, com novos cultivos para criar um ambiente de biodiversidade. Até que em 2019 a mais importante certificação chegou e desde então, todos os vinhos elaborados pela Rivetto carregam o selo Demeter.


Vinificação


Seguindo o conceito biodinâmico, a adega funciona como uma extensão do vinhedo. Sem intervenção ou utilização de aditivos enológicos. O objetivo principal é manter a qualidade presente na fruta. Por essa razão a vindima é manual, para garantir a mais alta qualidade da matéria prima.

A empresa não utiliza produtos químicos e sintéticos, assim como alguns produtos de origem animal, como isinglass, sangue e gelatina. O teor de enxofre é sempre abaixo de 70 g/l e as leveduras são todas indígenas, nenhuma selecionada. A filtragem é permitida, contanto que siga o protocolo biodinâmico. A fermentação alcoólica acontece com leveduras selvagens, a estabilização tartárica é somente por frio, com tártaro natural de viticultura biodinâmica ou orgânica.

Alguns vinhos passam por macerações muito longas durante a vinificação, enquanto outros têm parte do mosto vinificado em tanques de terracota. Após a fermentação, os vinhos repousam em barris. A escolha do recipiente para a fermentação, assim como o barril utilizado para o envelhecimento varia de acordo com o estilo de vinho final definido.


Vinhos


Os vinhos elaborados pela Rivetto são a síntese da visão de Enrico sobre o organismo agrícola criado nos últimos 15 anos. É um equilíbrio entre a vinha, a adega e a vida. São vinhos extremamente autênticos e de altíssima qualidade.

São vinhos, no geral, de coloração intensa, muito encorpados, de taninos sedosos, amaciados pelo envelhecimento em barrica, e frescos, devido à exposição dos vinhedos. São vinhos elegantes e finos, com aromas que refletem as culturas que envolvem as parcelas de vinha: flores, ervas, especiarias, grãos e frutas.

Os Barolos são a grande joia da vinícola. O maior destaque é o Barolo Briccolina proveniente de uma parcela de vinhas chamada "Briccolina", invejada por todos os enólogos piemonteses e conhecida pelo seu micro-terroir único. O vinhedo está em um solo altamente argiloso e calcário, com presença abundante de marga a dois metros de profundidade e reação subalcalina, características que conferem ao vinho complexidade e elegância

Briccolina foi o vinhedo pioneiro na abordagem biodinâmica e é hoje o único Barolo cru com certificação Demeter. Uma pequena produção de duas mil garrafas de um vinho excepcional, que envelhece por quatro anos.

O Barolo Serralunga é elaborado a partir de uvas provenientes de três vinhedos exclusivos: San Bernardo, Serra e Manocino. Esses vinhedos estão situados em solos calcário-argilosos com reação subalcalina, ricos em magnésio, cálcio e ferro, elementos que contribuem para a complexidade do vinho. Após a colheita, o vinho é envelhecido por três anos em barricas de carvalho de diferentes capacidades — 1.500, 3.000 e 6.000 litros —, o que permite uma maturação equilibrada e o desenvolvimento de aromas e sabores complexos.

Já o Barolo Leon Riserva é uma mistura de Barolos de diferentes barricas, são selecionados os vinhos que têm maior capacidade de envelhecimento. Após o blend, o vinho é mantido por cinco anos em barricas de carvalho.

A expertise da vinícola está na produção de vinhos com a variedade Nebbiolo. Como um desafio para a própria variedade, Enrico criou um espumante único feito a partir das pontas dos cachos de Nebbiolo, colhidos precocemente. O objetivo era entender o potencial da variedade e oferecer uma nova perspectiva sobre a uva e a região. Um espumante blanc de noir, dosagem zero, elaborado pelo método tradicional com 60 meses de maturação na garrafa.

São criações que contam a história dos esforços, conquistas e da beleza da terra e da filosofia biodinâmica. É através deste cuidado e paixão que a Rivetto busca inspirar uma conexão mais profunda entre as pessoas e o meio ambiente. Afinal, como diz Enrico Rivetto, o vinho é um meio de chegar ao coração das pessoas.


Conheça os rótulos disponíveis em: https://loja.tanyno.com/produto/listar/rivetto 




Fale conosco pelo WhatsApp